O Hospital

Apresentação

O complexo Hospitalar Armindo Moura, localizado na Cidade do Moreno, Região Metropolitana do Recife, conta com cerca de 8.000m² de área construída, sendo ela distribuída em:

Um ambulatório (Centro Médico Armindo Moura) com 07 (sete) consultórios médicos, completo Laboratório de Análises Clínicas com capacidade para entrega de resultados em poucos minutos, sala de procedimentos ambulatoriais e confortável recepção 100% climatizada, com 105 lugares; tudo isso faz com que o estabelecimento tenha capacidade para atender confortavelmente 300 (trezentos) pacientes por dia.

Em números, no ano de 2017 o Hospital atendeu pacientes oriundos de 167 (cento e sessenta e sete) cidades (O Estado de Pernambuco tem 184, mais Fernando de Noronha), com o total de mais de 3.300 (três mil e trezentos) procedimentos cirúrgicos realizados, além de 26.000 (vinte e seis) mil atendimentos somente na Emergência.

Em termos de eficiência, a taxa média de internação é de 4,5 dias, ou seja, o tempo médio entre internação, realização do procedimento cirúrgico e alta é de apenas 4 dias e meio. A grandeza do papel desempenhado aliada à sua grande resolutividade, confere ao Hospital a reputação de um grande parceiro do SUS.


Desde 1960

O HAM foi inaugurado no dia 18 de novembro de 1960 e é mantido pela UBTM, uma sociedade civil sem fins econômicos, fundada na década de 1950, fruto da vontade do seu idealizador, Osias Gomes de Mendonça, e desde seu nascedouro tem como missão oferecer serviços de referência em qualidade da prática médica, buscando a satisfação integral no auxílio das necessidades das pessoas.

Temos uma missão nobre a cumprir e nossos clientes precisam ser vistos da forma mais humana e caridosa possível, tratados com total respeito, e nada melhor que a empatia para entendermos seu estado de aflição e insegurança.

A grandeza do papel desempenhado pelo Hospital Armindo Moura confere a seus empregados, enfermeiros, médicos e voluntários o título de missionários, pois trabalhar no ambiente hospitalar significa servir com amor e desprendimento e, sendo assim, torna-se também uma missão a cumprir e não somente uma profissão a exercer.

  • Ética
  • Transparência
  • Respeito à vida
  • Beneficência
  • Humanismo
  • Inovação
  • Segurança
  • Excelência
  • Resultados

Histórico

A UBTM, entidade mantenedora do Hospital Armindo Moura, fundada na década de 50, a partir do desejo de alguns amigos, entre eles Osias Mendonça e Ney Maranhão, de propiciar à toda população, num primeiro momento, atendimento médico-hospitalar nas áreas de obstetrícia, pediatria e cirurgia geral.

Até a presente data, permanece como único Hospital Geral do município, atingiu atendimentos médios anuais da ordem de 96.000 (noventa e seis mil) pacientes. Muitos dos avôs e avós da Região Metropolitana nasceram nessa Unidade Hospitalar, bem como seus filhos, netos e até mesmo bisnetos.

No ano de 1987 a unidade passou pela sua primeira grande obra de reforma e ampliação, quando foi criada uma nova ala de enfermarias, e à ela deu o nome de LUIZA PEDROSA PONTES, em homenagem à mãe de um grande colaborador, o senhor Aluísio Pedrosa Pontes.

No ano de 2006, a unidade passou por uma nova reforma, de modo a qualificar seu centro cirúrgico. Em 2010, outra grande reforma, a fim de que pudesse se transformar em um hospital de referência para todo Estado de Pernambuco, atendendo a especialidade de trauma e ortopedia.

Assim foi feito e em abril de 2011, após uma completa reforma, as instalações foram novamente disponibilizadas para o atendimento ao público e hoje o Hospital é referência em traumatologia e ortopedia para todo Estado, sendo, outrossim, hospital de retaguarda para o Hospital da Restauração (a maior emergência do norte/nordeste), Hospital Otávio de Freitas, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Miguel Arraes e Regional do Agreste.

Em 2014 demos reinício à obra do Centro Médico Armindo Moura, um estabelecimento filial 100% climatizado, inaugurado no ano de 2015, contando com recepção com 105 (cento e cinco) lugares sentados, 07 salas de atendimento médico em diversas especialidades, psicologia, odontologia, um laboratório 100% equipado (terceirizado), sala de procedimento ambulatorial com 30m², confortável estar médico e dois repousos pós-procedimentos, com 04 (quatro) leitos cada.

Está de fase de execução a maior obra de ampliação da história da instituição, com mais de 2000m² de área construída coberta adicional, com 20 leitos de UTI (02 deles de isolamento), 30 novos leitos em internamento cirúrgico e geral, uma Urgência/Emergência 100% nova com mais de 500m² de área, 10 (dez) leitos de observação, sendo 08 (oito) na sala amarela e 02 (dois) na sala vermelha, 03 (três) consultórios médicos e uma sala de exame para diagnóstico por imagem.

Adicionalmente às novas instalações, estão sendo promovidas reformas diversas, como a reforma e ampliação do centro administrativo (área integrada em estações de trabalho, sem paredes) e ampliação do centro cirúrgico, com a adição de mais 02 (duas) salas de cirurgia e ampliação da SR (Sala de Recuperação).

Assim, com o desejo de dar continuidade ao sonho dos homens que fundaram a UBTM, foi dado início à construção de um Centro de Diagnóstico o qual espera-se concluir dentro em breve, e cuja expectativa é torná-lo referência para toda região.

Copyright © 2017 Hospital Armindo Moura. Todos os direitos reservados. logo mangaba